Bem Vindos!

O Ciclo Virtuoso é uma metodologia a ser aplicada na busca da Eficácia em Rotary.

Está baseado no conceito do ambiente favorável e na melhoria contínua de cinco etapas que combinam iniciativas balanceadas de Gestão e Liderança.

A Eficácia vem a ser definida de acordo com nosso ciclo de treinamentos.

É uma página não oficial de Rotary International.

"Novos Tempos em Rotary: Pensamento Estratégico, Liderança e Gestão"

Nossa organização vem a ser totalmente baseado nas atividades de seus clubes.

A equação é simples, clubes eficazes, distritos eficazes.

Mas como poderemos definir a expressão eficaz?

De acordo com nossa lingüística, eficaz é o que produz o efeito desejado, persuasivo, que dá bom resultados, possuindo entendimento próximo a eficiente como agente de ação, que produz realmente um efeito certo.

Esta terminologia possui uma vinculação intrínseca ao meio administrativo e gerencial, sendo que muitos de nossos companheiros não estão habituados ao seu emprego ou muitas vezes entendem como incompatível a cultura de nosso companheirismo de serviços.

Esta evolução no conceito de como administrar clubes e distritos, acompanhou uma necessidade contábil, uma demanda da sociedade de nossos dias, o conceito de cidadania global, diversidade, responsabilidade social dentre outros.

Uma das primeiras iniciativas de nossa organização foi à elaboração do PLANO DE LIDERANÇA DISTRITAL (PLD), concluído em junho de 1996 onde na sua definição se descreve que “o PLD fortalece os clubes e distritos do Rotary, possibilitando: atendimento mais rápido e eficiente aos clubes, introduzindo o cargo de governador assistente, sendo descrito a continuidade nas comissões”

Este plano teve como objetivo principal a formação de novas lideranças, a delegação de poderes e a administração regional dentro de um Distrito, trazendo de modo tênue princípios de planejamento e continuidade, porem sem definir ferramentas ou instrumentos específicos.

No ano de 2005, foi lançado o PLANO DE LIDERANÇA DE CLUBE (PLC), que vem a definir de modo consistente, “ O PLC oferece uma estrutura administrativa para Rotary Clubs e tem por base os elementos que contribuem á eficácia destes”

Sendo plenamente reforçado o conceito de continuidade e de longo prazo.

Neste sentido depois de 9 anos o PLC vem a complementar o PLD, sendo que neste plano possuímos a definição clara do que seria um clube eficaz, em quatro pontos:

* Mantém estável e ampliam o quadro social.
*Implementam projetos de prestação de serviços bem sucedidos.
*Apóiam a Fundação Rotária.
*Formam lideres além do âmbito de clube.

Sobre estes quatro parâmetros de eficácia poderemos afirmar que nossa organização veio a definir indicadores de performance, com as seguintes características:

*Não possuem peso de importância.
*Todos os quatro indicadores devem ser cumpridos, p. ex. caso o clube atingir sucesso em três indicadores, não será obtido à eficácia.
* São indicadores qualitativos.
*Os valores qualitativos vão depender das metas e objetivos de cada clube e das campanhas de nossa organização.

De modo concreto, pudemos observar um IMPACTO REAL no dia a dia de nossos clubes e Distritos, pois se as metas não foram alcançadas o presidente e o respectivo clube não recebem o certificado de CLUBE EFICAZ.

Rotary International veio a elaborar com extremado rigor profissional o PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO sendo que a diretoria veio a aprová-lo em Julho de 2003.

Atualmente estamos vivendo sua versão 2007-2010 onde se define com clareza nossa Missão, Visão, Valores e as metas em nossas 7 prioridades, incluindo o paralelo com o PLANO DE VISÃO DE FUTURO da Fundação Rotária e a implantação do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO em todos os níveis administrativos; Distritos e Clubes.

Talvez o documento lançado mais recentemente tenha sido o GUIA PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para auxiliar a implantação em Distritos e Clubes.

* PLANO DE LIDERANÇA DISTRITAL (PLD), concluído em junho de 1996.
*No ano de 2005, foi lançado o PLANO DE LIDERANÇA DE CLUBE (PLC).
*PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO de RI aprovado em Julho de 2003.
*PLANO DE VISÃO DE FUTURO da TRF. (Atual)
*GUIA PARA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO para auxiliar a implantação em Distritos e Clubes (Atual)

Nosso desafio atual é de um lado entender este novo padrão conceitual, por outro traduzir o todo para nossos associados e chegar efetivamente no chão do clube, quem viver, verá!

Um comentário:

Marco Cantuária disse...

A equação é simples, clubes eficazes, distritos eficazes.

Equação que demonstra com certeza o resultado que desejamos alcançar em Rotary ! Sonho verdadeiramente com isto, sou um idealista !
Esta metodologia, o clico virtuoso ,na verdade um modo organizado do que sonhamos em transformar Rotary nos traz maior motivação para uma reflexão, o desafio de colocar em prática esta metodologia em nossos clubs, em nosso distrito !
Partindo de que precisamos lidar com pessoas, que teoricamente devem prestar um voluntariado em nossa organização, como aplicar na prática procedimentos e estudos que possam se tornar um dia, uma agradável rotina para todos os rotarianos ? Penso que igualmente a muitos problemas que identificamos em nossa rotina de trabalho, estudo e famíliar, o conceito esta em trabalhar a base, a ”cultura” daquele que é essencial para o sucesso de nossa organização: o novo sócio !
Quanto tempo, após entrar em um club, o novo associado leva para conhecer o minimo de Rotary para que se sinta orgulhoso de fazer parte dest club ?..já que dependerá da ação de um ou mais companheiro para esta missão.

Aposto sim no trabalho sobre o novo sócio, podemos chamar de motivação, de capacitação, de companheirismo, não importa, desde que este novo sócio possa em um tempo curto, responder à si próprio, aquela pergunta que talvez muitos de nós, lá atrás, também a fizemos: Porque estou no Rotary ? o que estou fazendo no club ?
Acredito na perspicácia de Presidentes que a cada tempo mais se preparam de verdade para uma gestão, e torço para que possam instituir procedimentos para maior aproximação e capacitação dos novos sócios, pois assim estaremos chegando a um resultado vitorioso: mantendo o quadro social, identificando novos lideres e felizmente aplicando o ciclo virtuoso de forma natural, com eficiência !

Em meu ano de Presidência, institui o cargo de Mentor no club, honra esta que demos ao sócio fundador, no qual sua principal função era transmitir conhecimento e sanar dúvidas habituais durante as reuniões ordinárias dos novos sócios, mais ainda, identificar os perfis e características de cada um deles, oferecendo e apresentando-os as comissões de trabalho que mais se aproximavam destas características. Ao homenagearmos o sócio fundador, conseguimos de uma forma inédita na história do club o envolvimento de todos os novos sócios daquele ano em seu primeiro mês de club com os novos projetos !
Conseguimos resultados extraordinários...em motivação, em liderança, em arrecadação !
Acredito nesta equação Gov., obrigado pela oportunidade